Durante todo o ano trabalhamos em nossa escola o Projeto Gentileza gera Gentileza.
Em nossa festa, procuramos anunciar a todos os presentes acontecimentos importantes da vida do Profeta Gentileza e fazer a relação desses acontecimentos com os valores e apresentações trabalhados pelos nossos alunos.
Quem nunca ouviu falar do Profeta Gentileza? Nossos professores e crianças prepararam lindas apresentações para mostrar um pouquinho da história desse homem e de valores tão importantes para a nossa sociedade.
José Datrino, O Profeta Gentileza ou José Agradecido" nasceu em Cafelândia, São Paulo, no dia 11 de abril de 1917. Com mais onze irmãos, teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades.
No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano" que foi chamado de Tragédia do Gran Circus Norte-Americano e considerado uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias.
ALEGRIA – E PARA DEMONSTRAR QUE A ALEGRIA DO CIRCO NÃO PODE PARAR, OS ALUNOS DA TURMA EI-10 CONVIDARAM TODOS A SE ALEGRAR COM O Circo da Gentileza.
VEM BRINCAR QUE O CIRCO JÁ CHEGOU!
ALEGRIA: FELICIDADE INTENSA, EXULTANTE. A TURMA EI-20 VEM TRAZENDO COM A MÚSICA UNI-DUNI-TÊ PALHACINHOS QUE NOS CONVIDAM A ENTRAR NUM MUNDO DE MAGIA E FANTASIA.
O PROFETA GENTILEZA fez sua moradia no local onde havia o circo por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou "Profeta Gentileza"
SOLIDARIEDADE - um sentimento de que se manifesta no ato de ajuda e piedade com aqueles que sofREM. AS TURMAS 1401 E 1402 DURANTE TODO O BIMESTRE TRABALHOu O TEMA SOLIDARIEDADE PROMOVENDO ARRECADAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PARA DOAR A UM ASILO. fOI UMA GRANDE EXPERIÊNCIA! ELES APRESENTARAM AS MÚSICAS “NOVO TEMPO” E “DEPENDE DE NÓS”
Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".
AMOR - AS TURMAS 1101 E 1102 APRESENTARAM UM DOS MAIS SUBLIMES SENTIMENTOS: O AMOR.
A TURMA 1102 COM A MÚSICA “QUEM QUISER SONHAR” MOSTROU O AMOR COMO A MANEIRA DE SER FELIZ. AMOR QUE LEVA À EMOÇÃO, AO SONHO BOM.
Com as cores do “Arco-íris” a turma 1101 coloriU os nossos corações enchENDO-OS de amor.
Durante anos Gentileza passa a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro. Em seus escritos, sempre deixava claro a fé que tinha.
FÉ – É A CERTEZA DAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM.
A TURMA 1302 ENCENOU A FÉ DO SERTANEJO AO SOM DE ASA BRANCA E LOGO APÓS APRESENTOU A MÚSICA “FÉ”.
A TURMA 1301 APRESENTOU A MÚSICA “FÉ” E NOS LEVOU A ACREDITAR QUE PELA FÉ PODEMOS REALIZAR O BEM, MODIFICAR SITUAÇÕES, ALCANÇAR VITÓRIAS.
Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado. Foi necessário a união de diversas pessoas para que fosse conseguido restaurar essas obras.
UNIÃO- AÇÃO OU EFEITO DE SE UNIR, AMIZADE, COMUNHÃO. A TURMA 1201 APRESENTOU A MÚSICA “AMIGUINHOS” QUE FALA DE AMIZADE, UNIÃO, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.
A TURMA 1202 MOSTROU A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE COM A MÚSICA “EU QUERO APENAS” , EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS.
O nome de “Profeta Gentileza” foi ganho porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigado”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”.
Sua pregação durou cerca de 20 anos até seu falecimento em 28 de maio de 1996, quando aos seus 79 anos faleceu em Mirandópolis, onde foi sepultado, nestes 20 anos que antecederam sua morte, procurou ajudar a todos com seus ensinamentos sobre amor e paz. E até hoje temos acesso às obras do Profeta e suas mensagens de paz.
PAZ- ESTADO DE HARMONIA OU CONCÓRDIA ENTRE AS PESSOAS OU GRUPOS. A TURMA 1502 APRESENTOU A MÚSICA “EU QUERO PAZ” QUE NOS ESTIMULA A DIZER NÃO À VIOLÊNCIA E SIM À PAZ.
E PARA FINALIZAR NOSSAS APRESENTAÇÕES, A TURMA 1501 CANTOU “IMAGINE”, CONSIDERADA O HINO À PAZ, QUE FALA DA UTOPIA DE UM MUNDO IDEAL E NOS CONVIDA A CONSTRUIR ESSE MUNDO.
IMAGINE UM MUNDO SEM GUERRAS, SEM NECESSIDADE DE GANÂNCIA OU FOME, NADA PELO QUE LUTAR OU MORRER. EU TENHO A ESPERANÇA DE QUE UM DIA VOCÊ SE JUNTARÁ A NÓS E O MUNDO VIVERÁ COMO UM SÓ.