quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Corrente do Bem

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
Gabriel, o Pensador

            A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser em casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o nosso caminho, no trabalho, na escola, é só fazer. Queremos inspirar e facilitar a cultura de gentileza, de ações simples, que podem ser um carinho, um gesto de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.
        O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Nosso índice de felicidade aumenta quando o mundo a nossa volta está bem.
            A Corrente do Bem, no Brasil, começou em 2011, com a participação no Dia Mundial da Boa Ação, evento anual que em 2011 aconteceu em 35 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.
         A proposta é inspirada no filme e no livro de mesmo nome, no qual o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.
A cada dia, percebemos mais a falta de afetividade e compaixão entre as pessoas. Por isso, incentivar ações altruístas, que prezam pelo bem-estar das outras pessoas, é extremamente necessário. Com esse pensamento em mente, pretendemos aderir à proposta da “Corrente do Bem”.
A ideia é que a pessoa passe a ação gentil que recebeu adiante. Uma das nossas metas é fazer com que o aluno perceba todos os que estão ao seu redor. Por meio de um gesto de fácil realização, ele poderá reconhecer a existência do outro. Isso gera um fator multiplicador de bons sentimentos.
            Nossa expectativa é cumprir vários outros objetivos, que visam o crescimento do estudante como ser humano e tornam o ambiente escolar mais sadio. Esperamos mobilizar os alunos para a vivência da gentileza, solidariedade, generosidade e cooperação, promover a convivência com as diferenças de maneira digna e respeitosa, além de estimular ações voluntárias entre professores, pais e alunos.
            A “Corrente do Bem” não deve se restringir a um único período do ano. Assim, queremos elaborar outras ações de cunho formativo, dentro do nosso projeto de trabalho “Gentileza gera Gentileza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário